quinta-feira, 14 de outubro de 2010

'O brasileiro é só estômago e sexo'!

“O termo ‘política’, em qualquer de seu uso, na linguagem comum ou na linguagem dos especialistas e profissionais, refere-se ao exercício de alguma forma de poder e, naturalmente, às múltiplas consequências desse exercício. (...) A política passa, neste caso, a ser entendida como um processo através do qual interesses são transformados em objetivos e os objetivos são conduzidos a formulação e tomada de decisões efetivas, decisões que ‘vinguem’.”

“(...) É impossível que fujamos da política. É possível, obviamente, que desliguemos a televisão, se nos aparecer algum político dizendo algo que não estamos interessados em ouvir. Isto, porém, não nos torna ‘apolíticos’, como tanta gente gosta de falar. Torna-nos, sim, indiferentes e, em última análise, ajuda que o homem que está na televisão consiga o que quer, já que não nos opomos a ele. O problema é que, por ignorância ou apatia, às vezes pensamos que estamos sendo indiferentes, mas, na verdade, estamos fazendo o que nos convém.”

“(...) O que se pretende mostrar com isso é que, queiramos ou não, estamos imersos num processo político que penetra todas as nossas atitudes, toda nossa maneira de ser e agir, até mesmo porque a educação, tanto a doméstica quanto a pública, é também uma formação política. Com algum esforço, podemos perceber em que medida estamos submetidos e podemos atuar (politicamente, é claro) para procurar alterar a situação, se ela contraria o nosso interesse, mesmo que seja apenas um interesse sem conteúdo material, de natureza moral ou ética. Cada ato nosso, ou cada maneira de ver as coisas pode ser examinado à luz da concepção de política exposta aqui, às vezes com resultado chocantes, se temos a sorte de ser suficientemente honestos e objetivos.”

“(...) Assim, quando estamos pensando em cuidar de nossa vida apenas, sendo ‘apolíticos’, na verdade estamos somente com a vista curta ou então somos comodistas, não achando que as coisas estão tão ruins assim, para que procuremos fazer algo para mudá-las. Quando alguém diz, como é frequente lermos em entrevistas aos jornais, que ‘está em outra’ e que ‘não liga para a política’, está, naturalmente, exercendo um direito que lhe é facultado pelo sistema político em que vive. Ou seja, em última análise, está sendo um político conservador, não vê necessidade de mudanças. Então não é ‘apolítico’, palavra que indica ‘ausência de política’. No máximo, falta-lhe a consciência de seu significado e papel político – significado e papel que todos têm -, uma coisa muito diferente. Pois o apolítico não existe, é somente uma maneira de falar, por assim dizer.”

(João Ubaldo Ribeiro)

Cansada de ser de esquerda, de direita, centro-esquerda ou centro-direita. Cansada de ser apartidária. Ou de ter partido. De ser 'apolítica'. Ou política, por assim dizer. Cansada do idealismo vão. Ideologia sem atitude é o mesmo que "fuder pela virgindade". Teoria sem ação. Cansada!

"Eu quero é que todo mundo vá tomar no cu" (Amarelo Manga)

Nenhum comentário: